Dermatologia

A Dermatologia Veterinária, para cães e gatos, investiga e trata as causas de doenças na pele, pelos, orelhas e unhas dos pets. Os principais sinais percebidos pelo Tutor em seu Pet relacionados à doença cutânea são a coceira e a queda de pelos. Uma análise minuciosa deve ser, então, realizada para se obter o melhor tratamento para cada animal. Quando o cão ou gato apresentam essas alterações na pele, durante a consulta pergunta-se sobre alimentação, ambiente, comportamento e até, se possível, sobre os familiares do animal. Após essa conversa inicial, uma avaliação física detalhada identifica cada alteração no corpo do Pet, observando lesões, alterações da pele, locais de queda de pelos além das orelhas, internamente. O próximo passo é a realização de exames de laboratório com as coletas de pele, pelos e secreções. Após juntar todas as informações delineia-se um programa de tratamento e acompanhamento específico para cada caso. Em filhotes e adultos a investigação da doença é diferente, pois em cães e gatos adultos a apresentação de uma infecção cutânea sempre existe uma causa base, ou seja, não é somente tratar a infecção, mas também procurar o porque de a infecção está presente. As principais causas responsáveis dos problemas cutâneos são: as alergias (ambiental e alimentar), doenças endócrinas e doenças auto-imunes. Um Dermatologista Veterinário é um profissional com experiência em pensar em todos esses fatores e conseguirá juntar as informações para identificar o diagnóstico e dar o melhor bem estar ao seu Pet!