Reprodução Assistida



Reprodução Assistida


Acredita-se que a relação entre cães e homens iniciou-se há longínquos 14 mil anos! Aqueles evoluíram dos lobos há muito tempo e encontraram um lar ao lado dos humanos antes de a história registrar com precisão o fato. E nunca mais se foram.

Com o caminhar de milhares de anos, esta relação amadureceu e transformou-se. Então, estes peludos foram perdendo o posicionamento serviçal, em que cumpriam com atividades específicas como a guarda e o trabalho, para ganharem, na sociedade contemporânea em que vivemos, o verdadeiro status de melhor amigo do homem!

Não são mais chamados de Totó, mas sim de Sophia, de João, Mathias, Gabi e outros tantos nomes que, outrora, ofenderiam muitos seres humanos! Atualmente, eles têm roupinhas, brinquedos, padarias exclusivas e seus donos, ou “pais”, conhecem e adoram os seus gostos e mimos. Eles tornaram-se mesmo membros da família!

Neste contexto, a Reprodução Assistida é uma nova especialidade da Medicina Veterinária que visa cuidar destes amigos peludos antes mesmo do nascimento! Com a assistência pré-natal da futura mamãe e o acompanhamento do parto é possível diminuir significativamente os riscos de morte neonatal e necessidade de uma intervenção cirúrgica, como a cesariana. Outra área de atuação é a possibilidade de se realizar inseminação artificial em animais com alterações de comportamento, que não aceitam outros cães, ou ainda, para aqueles que tenham restrição médica ao acasalamento, por exemplo, nas rupturas de ligamento patelar.