Essa técnica consiste na introdução de agulhas na pele com o objetivo de estimular pontos específicos chamados de acupontos, além de ter o conceito que todos os órgãos do organismo devem estar em equilíbrio entre si e o meio ambiente.
Além do uso da agulha podemos também realizar o tratamento nos pontos de acupuntura, através da moxabustão, eletroacupuntura, farmacopuntura e laserpuntura.
É um tratamento com poucas restrições e muitos benefícios.
A acupuntura veterinária atua da mesma forma que atua em humanos. As agulhas são posicionadas nas terminações nervosas que estimularão o cérebro, o qual vai responder. Um estímulo diferente será emitido a cada terminação nervosa. As agulhas para animais possuem espessura e diâmetro diferentes das humanas.
A acupuntura tem como indicação o tratamento de afecções neurológicas e ortopédicas como: afecções de coluna, paralisia facial, artrite, artrose, displasia coxo-femoral; com o objetivo do alívio da dor e da inflamação, recuperação dos movimentos, possibilitando conforto do animal e melhora da qualidade de vida. Outras indicações são: doenças de pele, doenças auto imunes, alergias e problemas de comportamento, como medos, agressividade dentre outros.