Especialidade:

Animais Silvestres

São considerados animais silvestres todos aqueles que não são domésticos, que não estão acostumados ao convívio com humanos, ou seja, aves, répteis (tartarugas, cobras, lagartos), pequenos mamíferos (hamsters, coelhos, chinchilas, porquinhos da índia, ferrets, etc)

E estão incluídos todos os animais de zoológico, como macacos, outros felinos, ursos, etc. Coelhos e galinhas, quando mantidos como pets, também são atendidos pelo veterinário de animais silvestres.

Estes animais são bastante diferentes de cães e gatos em sua maioria, e requerem atendimento especializado, tanto clínico quanto cirúrgico.

São espécies que nascem e vivem em ambientes naturais como: florestas, savanas, oceanos e rios. Assim, o animal silvestre pode ser considerado nativo ou exótico. Por ter sido retirado da natureza, reage à presença do ser humano, tendo dificuldade para crescer e reproduzir em cativeiro.

Mudanças de hábitos

A população vem se mostrando cada vez mais interessada em animais exóticos, e isso é perceptível nas clínicas veterinárias. Coelhos, papagaios, calopsitas, periquitos, hamster, entre outros estão entre os mais famosos pets exóticos que vem dividindo espaço com os cães e gatos.

Atendimento especializado

Os pets silvestres necessitam de um cuidado especial. O manejo, alimentação, ambientação e as práticas de bem-estar diferem muito de uma espécie para outra, sendo assim é de extrema importância que o profissional saiba das particularidades de cada uma.

 

A Clínica Strix é especializada em atendimento de animais silvestres, temos veterinários com especialização em nutrição, fisiologia, hábitos e comportamentos em diversas classes como anfíbios, répteis, aves, entre outros.