O tratamento adequado, que pode incluir quimioterapia, cirurgia, tratamento com medicamentos e acupuntura, pode permitir que o animal viva bem e feliz por muito tempo.
O diagnóstico precoce, que pode ser feito com exames periódicos, melhora muito o prognóstico. Também por isto o exame de bem-estar animal semestral é tão importante em animais de todas as idades, mas principalmente os idosos.
Provoca a destruição das células cancerígenas, podendo promover a cura do animal caso seja o único método utilizado para o tratamento.
Essa ferramenta é mais eficiente quando os tumores são pequenos ou quando têm uma alta capacidade de propagação, com um alto número de células em rápida divisão, as quais são destruídas pela quimioterapia.
Geralmente, os casos de câncer começam a se manifestar em cachorros e gatos idosos (com mais de 10 anos de idade). Hoje em dia, a cirurgia ainda é o principal tratamento da doença. Ao se descobrir um tumor, a rapidez na realização da cirurgia aumenta sua eficácia. Porém, em alguns tipos de câncer as cirurgias não são permitidas, instituindo outros tratamentos.